CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
A-RITOS INICIAIS
1- Acolhida carinhosa e motivadora
CANTO DE ACOLHIDA
Em nome do pai e do filho e do espirito santo.
Leigo:
O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de cristo, esteja conosco.
Rep. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
2- Atos Penitenciais
Irmãos e irmãs reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Oremos
4 - Orações do Dia (coleta)
B-RITO DA PALAVRA OU LITURGIA DA PALAVRA
5-Primeira Leitura
6-Salmo de Meditação ou Salmo Responsorial
7-Aclamação ao Evangelho
Leigo: O Senhor esteja conosco.
Resp. Ele está no meio de nós.
Leigo: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo,...
Rep. Gloria a vós Senhor.
8-Uso da palavra ou reflexão
9-Profissão de Fé
10-Oração dos fieis ou Oração Universal
10-Ofertório
11-Oração
Irmãos: Agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espirito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo.
Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.
Leigo:
O Senhor esteja conosco
Ele está no meio de nós.
Elevemos ao Senhor nosso louvor
É nossa alegria e salvação.
Nós vos damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo e que fizeste no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso filho e nosso irmão, que nos deste como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.
Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Envie sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espirito e dai a esta terra que nos sustenta uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vosso por Cristo, nosso Senhor.
Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Pela Palavra do Evangelho de Vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Bento XVI e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornais esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo Dom Antônio Roberto Cavulto.
Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo... (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conheceste; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.
Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
C-RITO DA COMUNHÃO ou COMUNHÃO EUCARÍSTICA
Oração do Pai-nosso
Antes de participarmos do banquete da eucaristia, sinal de reconciliação e vinculo de união fraterna, rezemos junto, como o Senhor nos ensinou:
Pai nosso que estais no céu,...
Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
Vosso é o reino, o poder e a gloria para sempre!
Rito da Paz
Leigo
A paz do Senhor esteja sempre conosco
O amor de Cristo nos uniu
Em Jesus, que nos tornou todos irmãos e irmãs com sua Cruz, saudemo-nos com um sinal de reconciliação e de paz. 
Oremos
Senhor todo-poderoso, criastes todas as coisas e nos deste alimento que nos sustentam, concede-nos crescer na vida espiritual pelo pão da vida que vamos receber. Por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espirito Santo! Amem.
Felizes os convidados para a Ceia do Senhor.
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mondo.
Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).
COMUNHÃO:
Oração após a Comunhão
(Oração para o tempo Pascal)
Senhor nosso Deus e Pai, pelo mistério da Páscoa que celebramos, fazei crescer em nossos corações e me nossas vidas os frutos da vossa aliança que hoje renovastes conosco. Dai-nos a alegria de vos servir, apesar das muitas dificuldades de cada dia. Por Cristo nosso Senhor! Amem.
Oração para os demais Tempos Litúrgicos
Restaurados à vossa mesa pelo Pão da vida. Nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. Amém
D – RITOS FINAIS ou RITOS DE CONCLUSÃO
Benção Final
O Senhor esteja conosco
Rep. Ele está no meio de nós.
Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.
Amém.
Despedida
A alegria do Senhor seja a nossa força; vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Graças a Deus.
Canto Final


15 comentários to "ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA"

  • Porque o leigo quando vai ler o evangelho diz o senhor esteja conosco? eu me chamo amarildo aqui de belem do pará, pertenso a Paróquia de santa rita de cássia, sou enganjado no movimento dos vicentinos, gostaria de uma resposta concreta.

  • A Paz irmão Amarildo!
    Para nós leigos só é permitido usar este termo o Senhor esteja conosco. Só aos Padres é permitido utilizar o outro termo!

  • Na Santa Missa o sacerdote é o próprio Jesus Cristo, desta forma ele fala o senhor esteja convosco. Já que é o Jesus desejando que Deus esteja em nós. Como nós leigos não somos sacerdotes devemos dizer que o senhor esteja CONOSCO, nos incluindo também.

  • Na Santa Missa o sacerdote é o próprio Jesus Cristo, desta forma ele fala o senhor esteja convosco. Já que é o Jesus desejando que Deus esteja em nós. Como nós leigos não somos sacerdotes devemos dizer que o senhor esteja CONOSCO, nos incluindo também. Perfeita explicação: Parabéns. Deus te abençoe e te faça fiel até o fim.

  • Meu nome é Marta, sou leiga e resido no estado da Bahia. Gostaria de saber porque alguns leigos rezam a oração do cordeiro na celebração da Palavra?

  • Ao colega que perguntou sobre "O Senhor esteja conosco... ou convosco:
    Quando é feita a proclamação do Evangelho, consideramos que o leitor ou leitora está imbuído pelo espírito santo, assim, não fala por ele mesmo, mas em nome de Deus (é Deus quem nos fala, e não mais a pessoa), por isso a expressão "O Senhor esteja convosco" ou com vocês, pois Ele já está com a pessoa que proclama, pela força do Espírito.

    Não sei de onde essa pessoa que te respondeu tirou a ideia de que só os padres podem falar CONVOSCO e os leigos falam CONOSCO.

  • OLA POR FAVOR, O MINISTRO LEIGO QUE PRESIDE UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA, ELE PODE DIZER OU NÃO, ORAI IRMÃOS E IRMÃS......,-A ORAÇÃO DA PAZ JUNTO COM A ASSEMBLEIA, E A ORAÇÃO DO CORDEIRO DE DEUS. DESDE JÁ OBRIGADO.

  • Caro irmão em Cristo, eu Sou Ministro extraordinário já a bastante tempo e já fiz essa pergunta ao bispo de minha diocese e ele me disse que o "conosco" ou "convosco" é opcional, pois quem preside a celebração o faz em memória do Cristo, e ele está presente conforme ele mesmo prometeu, quando estiverem reunidos em meu nome eu estarei presente, disse Jesus.

  • sou leigo e ministro a palvra em varias comunidades em minha paroquia mais tenho uma duvida! é correto dizer "oraiirmão e irãs para que esse nosso sacrificio seja aceito por deus pai toda poderos? e cordeiro de Deus que tirais o pecadodo mundo..., e tambem a aroção da paz feita por o proprio cristo aos apostulos

  • Caro Amarildo, este termo usado pelos Bispos, Padres e diaconos, o Senhor esteja convosco é que eles são ungidos de Deus, por isso eles usam este estermos nas celebrações, nós ministros leigos, usamos este o Senhor esteja conosco, por não sermos ordenados e sim leigos e ministros não ordenados, isso é minha opinião como ministro da Cumunhão Eucaristica.

  • Olá irmãos, tem algum documento da cnbb ou da igreja que fala sobre a orientação do conosco e convosco para o ministro leigo reconhecido pela a igreja.

  • Qualquer Ministro leigo, com equiscência, do Conselho Presbiteral, na sua formação, tem o munus de falar por Cristo, quando Preside a Celebração da Palavra, desde que cumpra com o rito adequado, pois a ninguém é dada a Autoridade do Espírito de colocar o pé no primeiro degrau do presbitério sem a Autoridade que lhe fora confiada por Deus.
    'Ai daquele que escandalizar a um menor dos pequeninos...'

  • Nas minhas consultas e indagações, junto ao pároco e também, aos formadores do curso de formação de Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, que participei e fui investido pelo nosso Bispo Dom Moacir José Vitti, da Diocese de Curitiba-PR, na último dia 02/06, somente o ministro ORDENADO, é quem representa o Cristo na celebração, tanto que respondemos, Receba Senhor por suas mãos este sacrifício, mãos de quem? do pároco, ou vigário que esta celebrando, nós ministros INVESTIDOS somos representante do nosso Pároco, portanto o correto é dizer CONOSCO e não convosco! OK.

  • O documento 52 (azul) da CNBB,nos fala um pouco das dimensões da celebração da palavra de Deus e nos esclarece que, tratando-se da celebração presidida por leigos(como é arealidade da America latina ) não existe um roteiro fixo à ser seguido, no entanto, caberá a Igreja local e a seus pastores (Padres e Bispos)decidir ou escolher as formas adequadas que se encaixem a realidade pastoral local e aos principios da teologia tradicional cristã catolica.
    Queridos irmão, aqui vos deixo uma pequena dica de leitura e um pedido à unidade, afinal a palavra de Deus é o ponto de encontro e unidade da fé e não espaço de disputas e questionamentos sórdidos e insignificantes.
    sou grato pela vossa atenção!

  • Paz e bem! Voltei a ser comunidade pela graça de Deus. Estou tendo dificuldades em relação a Celebração da PALAVRA. Existe um rito formal para a celebração ou é livre?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...